Como ganhar dinheiro na Internet

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SAMBO - SAMoobarona Bez Oruztiya


O Sambo é a arte marcial híbrida sistematizada em 1938 na Rússia, para fins militares.
Seu praticante mais conhecido é Fedor Emilianenko

O sambo foi trazido para o Brasil graças ao trabalho de Carlos "Jimmy" Maia e Marcelo Capano, hoje membros dirigentes da Confederação Brasileira Amadora de Sambo (CBAS). É considerada uma luta amadora devido ao uso de equipamentos de proteção.

O Sambo é uma arte marcial hibrida de origem russa, que já existia muito antes de artes marciais mistas (MMA), têm quase todos os movimentos que se possa imaginar e técnicas englobando todas as distâncias de combate, punhos, cotovelos, joelhos, pernas e quedas, projeções, raspagens, estrangulamentos, chaves e todos os tipos de submissões. Sambo (em sua versão esportiva) é uma das quatro principais formas de wrestling amador competitivo praticadas hoje, os outros três sendo luta greco-romana, estilo livre de luta(luta olimpica) e judô, e é governado mundialmente pela FIAS e no Brasil pela CBAS, Confederação Brasileira Amadora de Sambo.

A palavra Sambo é um acrônimo em russo para "САМозащита Без Оружия" CAMBO, ou "SAMozashchita Bez Oruzhiya" SAMBO, o que significa defesa pessoal sem armas.
Sambo nasceu da necessidade de aparelhar com técnicas de combate as forças armadas soviéticas. Equipes de especialistas surgiram para melhorar o sistema de combate, baseados em viagens aos países de origem de artes marciais consideradas eficientes e em conhecimentos prévios de militares que estiveram nesses países. Estas equipes de especialistas pesquisaram artes marciais de diversas partes do mundo como Japão, China, Europa e Mongólia para integrá-los em um único sistema com uma mistura de um total aproximado de 25 diferentes lutas das repúblicas soviéticas e da estepe russa. Alguns dos sistemas de combate regional incluiam Tuvan khuresh, o mongol khapsagai e bökh, Chuvash akatuy, o chidaoba georgiano, o Kurash kokh armênio e usbeque. O resultado das pesquisas foi uma seleção das melhores técnicas de disciplinas como Judô, JuJutsu, karatê, Boxe inglês, Boxe francês (Savate), Muay Thai e diversos tipos de kung fu/wushu que se fundiram com as lutas nativas e também técnicas de esportes olímpicos como o wrestling, sempre testando essas disciplinas com base nos conhecimentos de anatomia e dinâmica corporal, o que fez surgir golpes e técnicas especificas de sambo.
Mas o sambo não surgiu assim tão linearmente, como pode parecer a principio, duas variantes principais iniciaram o desenvolvimento do sambo e depois foram unificadas em um único sistema, e, portanto disputam o título de fonte do sambo.

O Sambo originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (Sambo), porém com estilos diferentes. O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes na luta Greco-Romana, lutas eslavas, Aiki-jiu-jitsu japonês e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao Sambo.

A influência Oshchepkov eram os Aiki-jiujitsu Tenjin Shin’yo Ryu e Kito Ryu além do judo. O estilo proposto por Oshchepkov  é o que mais se assemelha ao Sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin.
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo.
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambo.

Sambo é o esporte nacional russo com mais de 500.000 profissionais e está ganhando popularidade hoje por causa do colapso da antiga União Soviética, que levou à perda do sigilo que impedia a divulgação, com penas de morte ou prisão. E pela saída de praticantes que saíram pelo mundo, buscando demonstrar sua superioridade sobre outros sistemas de combate desde o seu início quando um grupo de alunos de um dos seus criadores, Spiridonov, venceu a equipe alemã do judô em 1928 (quando o sambo ainda estava se desenvolvendo) ou quando Boris Mishenko derrotou Isoo Okano em 1964 na mais alta instituição do Judô, o Kodokan Institute, ou mais recentemente pelo excelente desempenho dos atletas, como Andrei Arlovski ou Tartarov Oleg em torneios como o "UFC" ou Fedor Emelianenko campeão mundial se sambo e do campeonato de MMA, que por muito tempo bateu os melhores representantes de disciplinas como Muay Thai, jiu jitsu brasileiro ou Valetudo, atualmente Fedor já não está mais tão em alta, mas dominou o MMA por quase uma década. Originalmente o sambo foi utilizado como sistema de combate do Exército Vermelho e da polícia secreta e depois de unidades de elite como o Spetsnaz, também é atualmente utilizada como defesa pessoal e controle de multidões, os corpos policiais, funcionários de hospitais psiquiátricos, oficiais militares, e funcionários de prisões, guarda-costas e o pessoal de segurança privada.

No Brasil o Sambo foi introduzido e divulgado por Jimmy Maia, atual presidente da CBAS, e Marcelo Capano, Secretário da CBAS. A CBAS, Confederação Brasileira Amadora de Sambo, é reconhecida e apoiada pela FIAS, que é o órgão mundial que regula o sambo. Estão baseados no Rio de Janeiro e anualmente ministram cursos de qualificação de instrutores, para pessoas que já sejam instrutores em outras artes marciais. 

No caso de uma pessoa se iniciar pelo sambo ela deve seguir um sistema de graduação, como em qualquer arte marcial, iniciando no grau Novichok e terminando no grau de Uchitel, são 8 graus, 5 concedidos pela Confederação local, que vai até o grau de instrutor/técnico, os graus seguintes dependem de vitórias em competições internacionais e da validação por membro da FIAS.

Embora tenha sido concebido como um sistema único, existem quatro versões de Sambo.

  •   Sambo esportivo: em termos de estilo, seria, a grosso modo, uma junção da Luta Livre e o Judô. A competição é semelhante a luta japonesa, com algumas diferenças em relação às regras, protocolo e uniforme. Por exemplo, permite todas as chaves de perna.
  •   Sambô auto-defensivo: similar ao Jiu-jitsu e o Aikido, utilizado na defesa contra agressão armada ou desarmada.
  •   Sambô de combate: Utilizado e desenvolvido pelos militares. É a raiz do Sambô. Inclui formas de combate completas, incluindo chutes e socos. Embora tenha um caráter mais agressivo e sujeito a contusões, existem competições nesta versão.
  •  Sambo especial: desenvolvido para as Forças Especiais do Exército e Forças de Reação Rápida. O estilo nesta versão diferencia de acordo com as tarefas e objetivos. Seria, em tese, um complemento ao Sambo de combate.
A American Sambo Association (ASA) pretende introduzir o Freestyle Sambo, que seria o Sambo esportivo com mais golpes de imobilização. Socos não são permitidos no Freestyle sambo.
O Combat Sambo possui ainda golpes desenvolvidos especialmente para ele e golpes com qualquer parte do corpo em qualquer parte do corpo. O Sambo Especial inclui a prática com armas e técnicas de desarmamento, defesa com armas não-letais, algemas, cassetetes, etc.

O Sambo como arte marcial completa e não apenas como esporte inclui todas as versões, um praticante dedicado a aprender o Sambo como arte marcial deve dominar todos estes aspectos. Isto porque nenhuma técnica de sambo é ineficiente para defesa sendo exclusiva para campeonatos, como acontece em outras artes marciais, o que acontece é que o sambo auto-defensivo pode se ocupar mais das técnicas para situações mais comuns de defesa pessoal, mas precisamos lembrar que é impossível prever exatamente o que acontecerá em uma situação de perigo real, por isso todas as técnicas são importantes, desde socos e desarmes até chaves de pé, perna e técnicas de palma contra a região do baixo ventre.

É claro que uma pessoa que deseja ser apenas um atleta de uma versão do sambo pode praticar apenas as técnicas requisitadas em sua modalidade, mas esta é uma escolha pessoal e não uma deficiência do sambo.
Um praticante de Sambo normalmente veste uma jaqueta semelhante a um kimono, porém mais justa e com abas sobre os ombros, de cor vermelha ou azul. Pode-se usar qualquer cor nos treinos, mas estas são as cores oficiais - chamado kurtka, uma faixa -há suportes na kurtka para que a faixa não escape com facilidade abrindo a kurtka, como acontece no jiujitsu e judô, shorts da mesma cor da kurtka e sambovki (botas) de luta semelhantes as do wrestling. Além disso para a prática de Combat Sambo são necessários luvas de MMA, capacete, protetor bucal, coquilha e caneleiras, pois nessa modalidadeé permitido golpes contundentes, inclusive cabeçadas. É preciso acrescentar que a kurtka é pensada para simular qualquer tipo de roupa, como jaquetas, regatas, uniformes militares ou camisas.

Vladímir Vladímirovitch Putin Primeiro Ministro da Rússia é conhecido ser praticante de artes marciais. Pratica sambo (graduado como mestre - faixa azul), e judô (faixa vermelha e branca, sexto Dan).
Embora não seja o primeiro político praticante de artes marciais, é o que possui os melhores resultados. Em função destes resultados, possui os títulos honorários de presidente da Federação Internacional Amadora de Sambô (FIAS) e da Federação Internacional de Judô (FIJ).
Vladímir Vladímirovitch Putin - Mestre/Faixa Azul em Sambo

Para maiores detalhes os seguintes sites devem ser consultados:


http://sambobrasil.webnode.com.br/ 


http://www.sambobrasil.blogspot.com/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário