Como ganhar dinheiro na Internet

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Lesões no Jiu-Jitsu


Recentemente a Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Qualis B1/capes) publicou um artigo intitulado de Lesões no Karate Shotokan e no Jiu-Jitsu – Trauma Direto Versus Indireto.

SOUZA, José Mario Couto de et al. Lesões no Karate Shotokan e no Jiu-Jitsu: trauma direto versus indireto. Rev Bras Med Esporte [online]. 2011, vol.17, n.2, pp. 107-110. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000200007.

Com o objetivo de verificar a frequência de lesões no Karate e no Jiu-Jitsu e comparar estas lesões entre os dois grupos estudados os autores usaram o desenho metodológico de avaliar transversalmente, através de questionário aberto/fechado, 94 atletas dos três níveis de competição: internacional, nacional e estadual. Os Dados sobre idade de início e tempo de treino também foram avaliados. Para a comparação entre os grupos utilizou-se o teste t de student e o teste do Qui-quadrado. As diferenças foram consideradas significativas quando p <0,05.

Os resultados apontaram 148 lesões que foram relatadas em uma amostra de 53 karatecas e 160 lesões em 41 atletas de Jiu-Jitsu. O local de maior incidência de lesão no karate foram às mãos e dedos (15,5%) e no Jiu-Jitsu foi o joelho (16,3%). Os locais que apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos foram: perna (0,042), boca e dentes (0,028), pescoço (0,038), ombro (0,000), cotovelo (0,001), joelho (0,000), tornozelo (0,015), orelha (0,000).

O questionário constou dos seguintes itens: nome, data de nascimento, peso, idade de início da prática esportiva, tempo de prática sem intervalo, faixa atual, lado dominante, se é competidor, nível de competição, número de treinos por semana, número de horas por treino e locais de lesão durante a prática esportiva (crânio, pescoço, ombro, braço, cotovelo, antebraço, punho, mão/dedos, quadril, coxa, joelho, perna, tornozelo, pé/dedos, coluna, peito/costas, boca/dentes, nariz, orelha).


As articulações do joelho e Ombro respectivamente são as mais afetadas na Prática do Jiu-Jitsu. As técnicas de entorses articulares presentes no Jiu-Jitsu podem explicar a alta incidência de lesões no joelho e no ombro.

O presente estudo contou com um amostra exclusiva de atletas do sexo masculino.

Para haver um processo de prevenção ou mesmo de reabilitação em certos grupos de práticas esportivas, o conhecimento de onde frequentemente ocorrem mais lesões é de fundamental importância.


Há necessidade de mais estudos desta natureza. Uma amostra de atletas femininas seria bem interessante. Outro estudo comparando amostras masculinas e femininas.

Mesmo com limitações metodológicas este é um trabalho que serve de alerta para atletas. Busquem associar-se a programas de prevenção de Lesões com profissionais habilitados ( Fisioterapeutas e educadores Físicos de preferência trabalhando em equipe ).

Espero ter podido colaborar. Quaisquer dúvidas é só entrar em contato via email (uaisaude@gmail.com ou igorcsandrade@gmail.com)

Bom treino a todos




Nenhum comentário:

Postar um comentário