Como ganhar dinheiro na Internet

domingo, 1 de janeiro de 2012

Conheça um pouco do Sumô


O esporte nacional do Japão é o Sumô. Desde o livro Kojiki (crônica do passado) de 712 d.C. o Sumô  é retratado. Na mitologia japonesa, há uma lenda que afirma que a origem da “raça japonesa” teria vindo de uma luta de Sumô  entre o deus Take-mikazuchi e o líder de uma tribo rival.

Diferentemente de outras lutas o Sumô  conserva consigo um regulamento que não separa os atletas por categorias de peso. Este regulamento é bem antigo e consta de duas regras bem claras:

  • A primeira delas foi estabelecida no ano 726 pelo Imperador Shomu, o Grande, que aboliu ataques letais, chutes no corpo. Antes deste comando formal, dizia-se que a luta de Sumô  deveria continuar até que um dos lutadores fosse morto ou fatalmente ferido. Ficou estabelecido, apartir desta regra, que a luta seria decidida quando um dos lutadores tocassem o chão com qualquer outra parte do corpo que não fosse a sola dos pés.
  • A segunda foi à adoção do círculo onde ocorre a luta, algo iniciado com o famoso Guerreiro e Líder Nobunaga Oda, no século XVI, mais ou menos 850 anos depois do estabelecimento da primeira regra citada acima. E esta mudança, destinada a regulamentar a luta, que até este tempo ocorria em um espaço não delimitado, a partir de então passou a ocorrer dentro de um círculo de 3,9m de diâmetro, colocado no topo de um monte quadrado, que recebeu o nome de Dohyo. Com isto, outra regra básica foi estabelecida para a vitória ou perda de uma luta, ou seja, a luta termina quando um lutador consegue jogar seu oponente fora do pequeno círculo de tal maneira que qualquer parte de seu corpo toque primeiro o chão fora do círculo do ringue.

Com a formalização da não letalidade do esporte atletas menores poderia usar de diversas formas para fazer o seu oponente pisar fora do circulo, assim vencendo a luta.
Contando com menos de 100 golpes no início, o Sumo hoje tem cerca de 300 golpes, que fazem estas disputas durarem de 10 a 15 segundos, trasnformando o esporte na luta mais rápida e simples do mundo (como dizem alguns estudiosos).

Não é incomum que 06 árbitros julguem uma luta, para que um resultado justo seja lançado. Em 1955 o tamanho do circulo foi aumentado de 3,9m para 4,5m.

O Juiz mais venerável é chamado de Gyoji e se coloca no meio do Dohyo onde é anunciado o início e o fim das lutas bem como os rituais tradicionais.
Se um Gyoji tiver dúvidas de quem venceu a luta os outros 05 juízes são colocados ao lado do circulo e em seguida chamados ao centro para discutir a questão.
Se mesmo assim existirem dúvidas o Gravador de vídeos é convidado a se juntar aos juízes. Em 1969 este recurso moderno foi adotado pela conservadora Associação de Sumo. Sendo este o primeiro esporte a utilizar este recurso que hoje é tão comum.

Um detalhe interessante é que os doiss juízes mais importantes levam um punhal com eles para o Dohyo, e isto significa que se eles fizessem um julgamento errado eles se matariam imediatamente. Apesar de em uma recente entrevista um Gyoji dizer que não se mataria de forma alguma.

No Sumô  é necessário que o atleta faça uma dieta especial a base do chamado Chanko-Nabe. Uma mistura de peixe e galinha e vários vegetais. Quando o Chanko é preparado, tantos tipos de comida quando possível, exceto carne de quadrúpedes, são misturados. O motivo da exclusão da carne quadrúpede é que esses animais são a imagem de um lutador de Sumo quando ele toca o chão com as mãos. Diz-se que os lutadores de Sumô consomem mais de 8.000 calorias por dia com o Chanko.

Os lutadores de Sumô  levantam às 5 ou 6 da manhã todos os dias, começam seu treinamento imediatamente, e continuam até o meio dia. Então eles comem a primeira refeição de Chanko.
O motivo para tal é que se os lutadores comessem qualquer coisa antes do treino, as horas extremamente duras e longas de treinamento os faria vomitar tudo o que comeram.

Depois desta refeição tão tarde e tão pesada, eles tiram uma soneca e descansam até a próxima refeição ali pelas 6 da tarde.

Depois do jantar eles mais uma vez ficam sem ter nada que fazer, e vão dormir muito cedo, por volta das 9 ou dez da noite.

Hoje os lutadores de Sumô  são cerca de 1,5 mais pesados que os lutadores de outrora. Com essa tendência de engorda os treinadores acharam mais viável trazer lutadores de outros países para o Japão. Nesta “importação” idéias ocidentais começaram a ser agregadas a luta como a de um aparato de vídeo colocado em 1969 como havia escrito anteriormente.

Parece que mais uma vez a idéia de que deve haver um peso certo para a luta está revivendo, especialmente levando-se em consideração que o espaço do Dohyo permanece relativamente bastante limitado.

As categorias são divididas por sexo, idade (pra atletas até 19 anos) e peso (para adultos) em alguns países:
Mirim (até 13 anos)

Infantil (13 a 16 anos)
Juvenil (16 a 19 anos)
Leve (85kg para homens e 65kg para mulheres)
Médio (85kg a 115kg para homens e 65kg a 85kg para mulheres)
Pesado (acima de 115kg para homens e acima de 85kg para mulheres)
Absoluto (sem limite de peso)


Vale advertir que no Japão e em vários outros países, só existe a categoria absoluta, por razões de tradição.

Há várias gradações no sumô profissional, que vão da jyonokuchi até a mais alta de todas, amakuuchi (que ainda possui cinco subdivisões, sendo a mais alta a yokozuna). Segundo estatísticas, cerca de 90% dos lutadores profissionais não chegam ao juryô, que antecede a makuuchi, e apenas 0,1% alcançam a yokozuna.

Na cultura japonesa, os yokozuna (campeão dos campeões), que nunca são rebaixados, são considerados semideuses, e gozam de todas as regalias. Eles chegam a ter mais prestígio junto ao Imperador do que o próprio primeiro ministro, não precisando nem marcar audiência para serem recebidos pelo Imperador.

O único grande campeão yokozuna no Japão de agora veio da Mongólia e chama-se Asashoriyo. Ele demonstrou suas consideráveis habilidades técnicas na excursão do Grande Torneio de Sumô que teve lugar na capital Sul-Coreana.
O governo coreano proibiu a entrada de qualquer manifestação da cultura japonesa na Coréia por mais de meio século depois da Segunda Guerra Mundial. Então, não se pode negar a pitada de ironia neste importante evento histórico, quando o povo coreano recebeu e aplaudiu o Sumo e a beleza dos seus rituais e formalidades. Isso mostra a força do esporte em fortificar relações saudáveis.
Naturalmente fica a sugestão para os atletas e futuros atletas deste esporte que façam consultas periodicamente com Nutricionistas, Médicos, Fisioterapeutas, e que tenham acompanhamento de perto de um Profissional de Educação Física.

Atletas Ilustres que já treinaram Sumô
  • Lyoto Machida Lutador de MMA e Karate, Foi campeão dos meio-pesados do UFC. Nascido em Salvador, Bahia, foi criado em Belém do Pará. Sua família é bastante tradicional no Karate, estilo Shotokan. Nesta modalidade, conquistou o título panamericano em 2001.Começou a treinar Sumo aos 12 anos de idade, em Belém do Pará. Disputou o Campeonato Brasileiro de Sumo em 2000.



  • Masumi Takayama atleta da seleção brasileira de Kendo que disputou o 14º campeonato mundial nos dias 28 e 29 na cidade de São Bernardo do Campo. Conquistou a terceira colocação por equipes. Lutou Sumo pela equipe de São Paulo até a categoria juvenil.



  • Edson Kudo o técnico da seleção brasileira de Luta Olímpica foi lutador de Sumo da equipe de São Paulo na década de 80. Além de ser um dos maiores atletas é ainda um dos grandes divulgadores da modalidade no Brasil, além de faixa preta no Judo.

  • Alan Galvão o atual campeção brasileiro dos pesos médios é também o 3º colocado no campeonato mundial de Jiu Jitsu esportivo, na categoria pesadíssimo adulto faixa preta, que aconteceu neste ano no ginásio do Ibirapuera, no dia 17 de julho!


Espero que apreciem. Foi bastante complicado achar material confiável para postar.


Existe um blog com um material muito interessante sobre o esporte em questão: http://sumobrasileiro.blogspot.com

Deste Blog retirei algum material para acrescentar na matéria.


Boa noite




Nenhum comentário:

Postar um comentário